Created: Tuesday, 05 May 2020 13:16 | Rate this article
( 0 Votes ) 
| Category: Reviews

Victoria Gearini, review of O velho Marx: uma biografia de seus últimos anos (1881-1883), Aventuras na Historia, 05 May 2020.

Casamento instável e filho bastardo: 5 obras sobre a vida íntima de Karl Marx


Considerado um dos maiores revolucionários socialistas, o pensador deixou um grande legado para a humanidade.

Filósofo, sociólogo, historiador, economista e jornalista, Karl Marx é considerado um dos maiores revolucionários socialistas. Nascido no dia 5 de maio de 1818, na Prússia, o pensador se tornou apátrida, por passar boa parte de sua vida em Londres. Devido ao seu vasto conhecimento foi responsável por elaborar duas grandes obras: O Manifesto Comunista (1848) e O Capital (1867-1894).
Defensor do socialismo, Marx foi importante para estabelecer a base dos estudos sobre a relação do trabalho com o capital, o que influência até hoje o pensamento econômico da sociedade. Desta forma, deixando um grande legado, este pensador acumula seguidores até os dias atuais.
Confira abaixo 5 obras sobre a vida íntima de Karl Marx, disponíveis na Amazon:
1. Karl Marx: Uma vida do século XIX, de Jonathan Sperber (2014)
Nesta obra, Jonathan Sperber conta detalhes da vida particular de um dos maiores filósofos da História. O autor revela informações inéditas sobre as obras completas de Marx e interliga com sua vida agitada como filósofo-economista do continente europeu, em um contexto de revoluções políticas e sociais.
2. Amor e capital: A saga familiar de Karl Marx e a história de uma revolução, de Mary Gabriel (2013)
Nesta biografia a escritora explora o lado humano e familiar de Karl Marx, revelando aspectos de sua vida pessoal, como seu casamento com a Jenny Von Westphalen. A obra retrata de forma profunda a relação entre Jenny e Marx, e conta, ainda, como a jovem teve seu amor colocado em prova enquanto o filósofo escrevia sua obra-prima, O Capital.
3. O Velho Marx. Uma Biografia de Seus Últimos Anos. 1881-1883, de  Marcello Musto (2018) - https://amzn.to/2VYfMxV
A obra apresenta uma análise de fatos pouco explorados da vida de Karl Marx. Por meio de uma pesquisa aprofundada, o escritor derruba o mito de que o filósofo teria suspendido suas pesquisas por causa de problemas de saúde. Ele explica ainda que Marx se dedicou ao estudo de outras áreas. Além disso, menciona o filho bastardo do pensador.
4. Karl Marx - Grandeza e ilusão, de Gareth Stedman Jones (2017)
Em Karl Marx: Grandeza e ilusão, Gareth Stedman Jones apresenta uma biografia polêmica de um dos maiores pensadores da humanidade. Nesta obra, Marx é apresentado como um homem diferente do que se é estudado. Além disso, é retratado como radical em alguns momentos
5. Karl Marx e o Nascimento da Sociedade Moderna. Biografia e Desenvolvimento de Sua Obra, de Michael Heinrich (2018)
Esta biografia dividida em três volumes promete relatar a vida pessoal de Marx e trazer reflexões sobre suas obras. O escritor investiga os primeiros anos de vida do filósofo, desde sua infância, até seu doutorado na Universidade de Iena.